Está disponível para download no Portal da Anvisa o vídeo “Trilhas do Campo”, produzido pelo Grupo de Educação, Saúde e Agrotóxicos (Gesa), Anvisa e Secretaria da Saúde do Estado do Paraná. Ao expor as culturas, orgânica e convencional, o vídeo aborda uma série de questões relativas às rotinas dos pequenos e médios agricultores, além de discutir o futuro sustentável da agricultura no Brasil.
Depoimentos de profissionais da área da saúde ressaltam a importância de se tomar ações preventivas no manuseio dos agrotóxicos. O uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e a consulta a engenheiros agrônomos são alguns dos requisitos fundamentais destacados pelos especialistas entrevistados.
“É importante que o trabalhador saiba que ele está lidando com uma substância que acarreta danos para a saúde de quem a manipula, para o meio ambiente e para o consumidor final”, afirma a médica toxicologista Andrea Franco Amoras Magalhães, que é uma das entrevistadas.
O vídeo também conta com a participação de uma técnica do Ministério do Meio Ambiente, também atriz, que interpreta a personagem “Velha do Cerrado”, representando a personificação da natureza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário