O Bulário Eletrônico é um banco de dados de consulta às bulas de medicamentos, que pode ser acessado tanto por profissionais de saúde, como pela população em geral, para obter informações contidas nos textos de bula dos medicamentos registrados e comercializados no Brasil. Como acessar o Bulário Eletrônico?
clique aqui
Você pode fazer a pesquisa no Bulário Eletrônico das seguintes formas:
- Através do Nome do Princípio Ativo:
- Digite o nome do princípio ativo (substância responsável pelo efeito do medicamento) que pode ser encontrado na embalagem, abaixo do nome do medicamento.
- Através do Nome do Medicamento:
- Digite o nome do medicamento (também conhecido como nome comercial ou nome de marca) que pode ser encontrado na embalagem.
A pesquisa também pode ser feita através do Nome da Empresa Farmacêutica e da Categoria Regulatória do Princípio Ativo. Porém, estes meios de pesquisa trazem como resultados os vários medicamentos que são registrados por aquela empresa e diversos medicamentos que são daquela categoria. Por isso, caso você possua o nome do princípio ativo e/ou o nome do medicamento, recomenda-se fazer a pesquisa utilizando esses dados.
Caso você queira pesquisar bulas que já estão adequadas às novas regras, basta assinalar o ícone “Bula para o paciente” ou “Bula para o profissional de saúde”, conforme o caso. Mas se você deseja pesquisar bulas antigas, ainda não adequadas às novas regras, basta assinalar “Bula não adequada à Resolução RDC 47/09”.
Entendendo o Bulário Eletrônico
O Bulário Eletrônico foi desenvolvido para facilitar o acesso rápido e gratuito da população em geral e do profissional de saúde a bulas de medicamentos.
Com as novas regras sobre bulas de medicamentos estabelecidas pelaAnvisa em setembro de 2009, novas bulas estão sendo elaboradas pelos fabricantes de medicamentos. Assim, aos poucos, a Anvisa está disponibilizando essas bulas adequadas no Bulário Eletrônico.
No Bulário Eletrônico há termos utilizados na pesquisa das bulas e no resultado das buscas que não são muito familiares para a população em geral. Para facilitar o seu entendimento, explicaremos os termos a seguir:
- É o nome da substância responsável pelo efeito do medicamento, que pode ser encontrado na embalagem, abaixo do nome do medicamento.
- É o nome comercial (também conhecido como nome de marca), que pode ser encontrado na embalagem do medicamento.
- Nome da Empresa Farmacêutica:
- É o nome da empresa responsável pelo registro do medicamento na Anvisae que pode ser encontrado na embalagem.
- Categoria Regulatória do Medicamento:
- É uma classificação que a Anvisa atribui a um medicamento, baseando-se no seu risco sanitário e seus requisitos legais. Atualmente, são sete as categorias regulatórias: Biológico, Dinamizado, Específico, Fitoterápico, Novo, Genérico e Similar.
- A forma farmacêutica é o estado final de apresentação que os princípios ativos farmacêuticos possuem, com características apropriadas para uma determinada via de administração. Exemplos de formas farmacêuticas: comprimido, xarope, cápsula, pomada.
- A data de aprovação, é data em que a bula foi disponibilizada para consulta.
Perguntas mais freqüentes sobre o Bulário Eletrônico
Como faço para encontrar a bula de um medicamento fitoterápico?
Para encontrar a bula de um medicamento fitoterápico no Bulário Eletrônico, digite o nome do princípio ativo (substância responsável pelo efeito do medicamento), que nesse caso é a espécie da planta, ou digite o nome comercial do medicamento caso ele possua. Estas informações podem ser encontradas na embalagem.
Como faço para encontrar a bula de um medicamento dinamizado?
Para encontrar a bula de um medicamento dinamizado no Bulário Eletrônico, digite o nome da substância presente na embalagem do medicamento no campo Principio Ativo, ou digite o nome comercial do medicamento caso ele possua.
Porque a bula que eu encontrei não possui nome comercial, forma farmacêutica e concentração?
As bulas encontradas no Bulário Eletrônico que não possuem nome comercial, forma farmacêutica e concentração, são bulas padrão elaboradas pela Anvisa, utilizadas como referência para confecção de outras bulas de medicamentos com o mesmo princípio ativo. Nesse caso, todas as bulas de medicamentos com aquele princípio ativo serão iguais, diferenciando umas das outras apenas no que dizem respeito às informações de fórmula, nome comercial, forma farmacêutica, concentração e dados da empresa.
Por que eu não consigo encontrar uma bula?
Certifique-se de que a busca está sendo feita de forma correta.
Caso você tenha seguido todas as orientações de pesquisa das bulas e ainda assim não encontrou a bula do medicamento que você procura, pode ser devido aos seguintes fatores:
A bula que você procura é de um medicamento similar ou genérico, cujas bulas não serão publicadas no Bulário. Nesse caso, você deve fazer a busca pelo princípio ativo do medicamento. Assim, você irá encontrar as bulas do medicamento de referência daquele princípio ativo (a bula do medicamento genérico ou similar deve ser igual à bula do medicamento de referência, diferindo apenas nas informações de fórmula, cuidados de conservação e dados da empresa).