Experiências reais, vivenciadas pelos trabalhadores da vigilância sanitária no âmbito da prevenção, eliminação e diminuição dos riscos à saúde, foram reunidas em vídeo pelo Programa Histórias da Visa Real.
Os depoimentos mostram o cotidiano dos trabalhadores de vigilância sanitária das três esferas de governo: municipal, estadual e federal. As histórias, contadas a partir das palavras dos profissionais das diversas regiões do país, permitem conhecer as diversas situações de trabalho e sua realidade técnica, política, cultural e social.
O projeto foi lançado no estande da Anvisa no V Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa). Depoimentos foram coletados e exibidos simultaneamente durante o encontro. Em apenas 24 horas, foram coletados mais de 30 depoimentos de profissionais e gestores, além de cidadãos comuns que participaram do evento.
De acordo com Gustavo Werneck, coordenador do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa/Nescon) e um dos realizadores do projeto, a participação no Simbravisa buscou proporcionar uma maneira interativa de contar as histórias da Visa Real, incentivando e abrindo espaço para a população local e o público presente no evento. Os depoimentos selecionados irão ainda fazer parte de uma publicação.
O projeto Histórias da Visa Real é fruto de parceria do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa/Nescon) com a Anvisa, Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP/MG) e Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas.
Confira aqui o Projeto Histórias da Visa Real.
Simbravisa
O V Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa) foi realizado em Belém do Pará, entre os dias 13 e 17 de novembro. O encontro contou com cerca de 1500 participantes de todas as regiões do Brasil e mais de 1400 trabalhos inscritos. Com o tema “Vigilância Sanitária no Século XXI: compromisso com a saúde”, foram promovidas discussões de três grandes eixos temáticos (regulação sanitária e proteção da saúde, políticas, sistemas e práticas para a proteção da saúde, e participação e controle social para a proteção da saúde).
Imprensa/ Anvisa
Nenhum comentário:
Postar um comentário